Press News & Events

CATÓLICA-LISBON prepara novidades nos programas e inova nas metodologias

Friday, May 24, 2019 - 16:43
Publication
Jornal de Negócios

Nos próximos meses a CATÓLICA-LISBON estreia novos cursos para executivos. O digital é uma das grandes apostas da escola, mas a oferta tem outros pontos fortes.

A CATÓLICA-LISBON é uma presença assídua nos rankings internacionais, estando entre as escolas portugueses de economia e gestão mais destacadas neste tipo de avaliações, tanto em relação ao MBA, como no que se refere ao portefólio de programas de formação para executivos.

"A área da formação de executivos da Católica Lisbon School of Business & Economics está, desde a sua criação, numa posição de liderança no mercado. É meu objetivo, e de toda a equipa da escola, é manter essa liderança ao mesmo tempo que continuamos a apostar no crescimento das nossas áreas, seja nos programas abertos, customizados ou internacionais", admite a diretora da Formação de Executivos da CATÓLICA-LISBON, Céline Abecassis-Moedas.

A responsável reconhece, ainda assim, que vivemos uma altura de mudanças profundas, onde a oferta disponível é cada vez maior, não se esgota nas Business Schools e se dirige a um mercado que também mudou em termos de exigência.

"Para fazermos face aos constantes desafios, temos que estar muito atentos ao que o mercado, nacional e internacional, necessita e adaptar a nossa oferta". A resposta da escola a estes desafios tem passado pela inovação nos produtos, metodologias e diversificação do corpo docente, acrescenta.

 Digital ganhou espaço mas há mais áreas a crescer

O catálogo de programas à disposição dos executivos que procuram a CATÓLICA-LISBON é dinâmico e está em permanente adaptação às necessidades do mercado, o que tem ditado um reforço da aposta em várias áreas. "Os programas voltados para a dimensão digital têm tido uma procura evidente nos últimos anos, e a CATÓLICA-LISBON tem-se posicionado pioneiramente nestas áreas" e feito disso um vetor estratégico determinante, garante Céline Abecassis-Moedas.

Neste domínio coexistem cursos mais abrangentes, como é o caso do programa em digital transformation, e programas mais específicos, como o marketing digital ou do big data, um dos grandes motores da transformação digital. Em particular neste curso, o objetivo é "proporcionar aos analistas de dados uma visão detalhada dos conceitos e metodologias de investigação científica que incidem sobre o processamento e análise de Big Data e que podem ser aplicadas e implementadas em contextos da indústria, com impacto direto no desempenho das empresas", explica a diretora.

Novos programas a caminho 

Além destas, a procura de formação por executivos – e consequentemente a oferta - tem aumentado noutras áreas, como as que se relacionam com as questões de negociação e liderança, temas alinhados com os interesses de um público onde a formação de base nas áreas da engenharia, finanças e contabilidade é predominante. 

Os programas direcionados a setores de atividades muito específicos, como é o caso da saúde, farmacêutica, transportes, turismo ou distribuição são outra componente importante na oferta da CATÓLICA-LISBON para este segmento. 

Na calha estão também novos programas, que serão lançados nos próximos meses, centrados em temas como a Inteligência Artificial, Blockchain, Responsible Business, Gestão de Conflitos ou Women in Business, revela Céline Abecassis-Moedas. Entre programas novos e mais antigos, a responsável garante que há um ponto comum na estratégia da escola: "inovar em toda a nossa oferta do ponto de vista de metodologia, porque temos consciência que o mercado pede soluções mais curtas, com forte componente prática e resultados a curto prazo". 

A diferenciação está na orientação para o cliente

 Céline Abecassis-Moedas destaca a proximidade ao mercado de trabalho com um dos trunfos da CATÓLICA-LISBON no seu posicionamento no mercado e garante que é essa estratégia que tem permitido criar uma "ligação muito forte com as empresas e uma capacidade de customização que permite adaptar sempre a academia às necessidades específicas das empresas". 

Este posicionamento é reforçado com a preocupação de manter "uma proximidade muito forte com os nossos antigos alunos", de onde também chegam inputs sobre o mercado nacional e internacional. Os dois factores contribuem para que "as empresas possam ter formação de qualidade e inovadora, tendo acesso às últimas tendências e a Faculdade possa conhecer melhor as necessidades e prioridades das empresas". 

Progredir na carreira ou criar o próprio negócio

 A escola procura ainda diferenciar-se pela aposta em "professores doutorados das melhores universidades mundiais, mas que tenham contacto prático e diário com o mundo empresarial", uma realidade que para Céline Abecassis-Moedas valoriza os programas, garante uma constante atualização de conteúdos e dos módulos e a orientação para o cliente que este tipo de oferta deve ter. 

A aposta tem dado frutos e a diretora da Formação de Executivos da CATÓLICA-LISBON destaca exemplos de vários formandos. "Temos participantes que frequentaram o AMP (Advanced Management Program) como administradores de empresas e que foram promovidos a CEO a seguir".  A passagem por outro programa da escola (Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão de Inovação) também já permitiu a alguns participantes "encontrarem aqui o financiamento para a sua ideia de negocio. Outros fizeram crescer o negócio com os conhecimentos adquiridos no curso e outros tornaram-se empreendedores depois de desenvolverem uma ideia com os nossos docentes», acrescenta a responsável.

 

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...