Press News & Events

Os neoprotestantes

Saturday, February 17, 2018 - 14:11
Publication
Diário de Notícias

Surpreende a campanha de censura e zombaria que se abateu sobre o Patriarca da Lisboa nestes dias

Hoje não é costume ver intelectuais zurzir bispos. Essa prática, obrigatória nas elites desde o século XIX, saiu de moda. Por isso surpreende a campanha de censura e zombaria que se abateu sobre o cardeal-patriarca da Lisboa nestes dias. Isto só acontece por o prelado ter tocado num tema que os irreligiosos consideram sagrado.

A atitude da cultura dominante em relação aos cristãos inverteu-se nos anos 1960. Demorou tempo, mas os pensadores oficiais acabaram por aprender que a Igreja não é aquela instituição bafienta, ridícula e moribunda que os seus antecessores sujeitavam ao mais supino ridículo. Debaixo do maior ataque cultural e político da história da humanidade, do sarcasmo maçónico aos gulags marxistas, a Igreja ressuscitou ao terceiro dia, mostrando a solidez, a elevação e a vitalidade que a tornou respeitável. Desde S. João XXIII, a imprensa passou a ignorar as questões religiosas, preferindo o silêncio ao ataque. Excepto quando a Igreja toca nos ídolos adorados pelo laicismo pós-moderno.

O sexo é sagrado. É ainda mais sagrado do que dinheiro, fama, poder e escárnio, os outros deuses supremos do Olimpo contemporâneo. Por isso toda a cultura se revolta quando alguém, para mais líder de um culto alternativo, como é o senhor D. Manuel, parece atrever-se a beliscar os dogmas indiscutíveis da religião dominante. Felizmente os nossos intelectuais são preguiçosos, ignorando a multidão de ensinamentos católicos que desafiam as suas convicções. Se lessem o catecismo, o missal, as homilias e documentos do Papa Francisco, teriam muitas causas de fúria. Mas, numa cultura alimentada por blogues e telejornais, só quando um repórter se lembra de referir uma ideia, em geral mal-entendida, é que se desencadeia a tempestade.

Neste caso foi a "Nota para a receção do capítulo VIII da exortação apostólica Amoris laetitia", assinada a 6 de Fevereiro pelo cardeal-patriarca de Lisboa. Ela cumpre uma função decisiva, lidando com a novidade do documento de Março de 2016. Antes a regra era automática: quem vivesse em situação irregular, por exemplo num casamento não abençoado pela Igreja, devia participar activamente na vida eclesial, mas não podia receber a penitência e a eucaristia. Na referida exortação, o Papa Francisco nota que "é possível que uma pessoa, no meio duma situação objetiva de pecado - mas subjetivamente não seja culpável ou não o seja plenamente -, possa viver na graça de Deus" (AL 305), abrindo a possibilidade de perdão sacramental e comunhão a esses casos particulares, e apenas a esses. Claro que este cenário cria enorme responsabilidade aos confessores, que determinam as situações concretas, e precisam de orientações. A nota define esses termos para a diocese, aliás, citando as várias determinações de Roma e repetindo o ensino estabelecido da Igreja, sem nada de novo. Não se justifica tanto barulho.

Claro que a imprensa não sabe que notas destas estão a ser apresentadas em todas as dioceses do mundo, incluindo as portuguesas. Nem se dá conta da lógica e da necessidade da publicação. Aliás, nem sequer a leu. Reage apenas à manchete que falava de "propor a vida em continência" sexual para os casais recasados. Foi isso que se viu classificado de "proposta ridícula" (Teresa Toldy, DN, 9/Fev.), que "não faz sentido, é contra a natureza das coisas" (Anselmo Borges, idem), "um bocado absurdo ... uma espécie de delírio mental" (Bento Domingues, Expresso, 10/Fevereiro).

Um aspecto curioso é estes inflamados críticos da nota serem intelectuais católicos, praticantes e devotos. Ateus e anticlericais, que em gerações anteriores travavam a luta, hoje mantêm-se à margem, gozando o espectáculo da Igreja dividida. Não nos devemos escandalizar com esta clivagem, normal desde os Actos dos Apóstolos. Ela nasce da uma atitude, a que podemos chamar "protestante", de recusar a autoridade canónica em nome da opinião pessoal, que em geral traduz os ídolos do momento.

A atitude católica é obedecer sempre e apenas a Deus, que se revela da forma que Ele escolheu, o colégio dos Apóstolos e seus sucessores, o Papa e os bispos a Ele unidos. Os protestantes preferem o seu palpite. Isso vê-se com clareza na posição que, acerca deste tema, apresentou o mais eminente dos críticos, frei Bento Domingues. Na entrevista ao Expresso de 10 de Fevereiro, afirma: "É o casal que deve decidir a sua vida íntima. Nenhum padre, nenhum bispo, ninguém se pode intrometer" (p. 8). É caso para perguntar: para que é que queremos padres e bispos senão para nos dizer como nos devemos comportar em todas as coisas, em especial na vida íntima? Claro que cada um decide da sua vida, mas a missão da Igreja é anunciar a Palavra de Deus, guia e orientação dos fiéis.

O senhor cardeal-patriarca de Lisboa, com a qualidade e elevação que todos lhe reconhecem, afirmou com clareza, profundidade e lucidez a doutrina da Igreja sobre o tema. A violência dos críticos teve o grande mérito de a tornar pública e notória.

 

João César das Neves, Professor Catedrático da CATÓLICA-LISBON. 

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...