A digitalização da economia, acelerada pela mudança drástica de hábitos dos consumidores e métodos de trabalho, tem produzido efeitos nas mais variadas áreas de negócio. Assim ocorre na banca, saúde, retalho, ciência, agricultura, trabalho, ambiente, segurança, transporte, política e vida empresarial em geral. É por todas estas razões que é fundamental saber ler as tendências, o mercado e a concorrência para agir de forma mais eficaz, numa lógica coerente e consistente. Seja em mercados B2C ou B2B, o grau de importância e responsabilidade do Marketing Estratégico aumenta a cada dia, alocando o seu desempenho à criação de valor para os clientes e à rentabilidade.
Torna-se crucial alinhar os objetivos de marketing com as metas estratégicas de qualquer empresa para aferir o desempenho de forma eficaz, seja no reforço da sua posição competitiva, penetração em novos mercados, melhoria dos índices de notoriedade e imagem de marca, diferenciação de serviço ou da força de vendas e otimização de gestão omnichannel da comunicação e distribuição. Investir no marketing de forma estratégica não pode nem deve comprometer a rentabilidade. Pelo contrário, deve representar o motor que lhe dará expressão e grandeza. O seu grau de eficácia depende do alinhamento da estratégia de marketing como todo o plano operacional, o qual deve ser monitorizado de forma constante, nas suas dimensões económica, reputacional e social.
Foi com o intuito de dar resposta a estes desafios que criámos este programa, dirigido pela Professora Rita Coelho do Vale e pelo Professor Pedro Celeste. A primeira edição terá início a 31 de Março. Candidaturas abertas.
Pode saber mais aqui: Strategic Marketing Advanced Program