Content in Portuguese.

O mês de setembro é tipicamente marcado pelo tema-chave do “regresso à escola”, tornando-se um aspeto significativo da vida dos jovens e dos seus pais. A educação é, sem dúvida, um dos pilares fundamentais para o progresso de qualquer sociedade e a sua importância transcende a simples aquisição de conhecimentos técnicos ou teóricos. É a base sobre a qual se constroem valores, ética e cidadania.

No contexto atual, em que o mundo enfrenta desafios sem precedentes, como a crise climática e o aumento das desigualdades sociais, a educação surge como uma ferramenta vital para moldar uma civilização mais consciente, responsável e comprometida com o bem comum.

Neste contexto, o ensino universitário desempenha um papel crucial no desenvolvimento de cidadãos preparados para enfrentar os complexos desafios do século XXI. Não se trata apenas de formar profissionais competentes, mas de criar líderes responsáveis, capazes de tomar decisões que considerem o impacto social e ambiental das suas ações. As universidades têm a responsabilidade de incutir nos seus alunos uma compreensão profunda dos problemas globais, incentivando-os a procurar soluções inovadoras que promovam a sustentabilidade e a equidade. As escolas de negócios, como a CATÓLICA-LISBON, têm a obrigação de transmitir conhecimento de forma a que os líderes de amanhã compreendam que o Lucro, as Pessoas e o Planeta podem, de facto, viver em perfeita harmonia.

A educação, especialmente o ensino superior, também desempenha um papel central na formação de valores éticos e na promoção do respeito pelos grandes desafios que enfrentamos como civilização. A crise climática, por exemplo, não pode ser dissociada da educação, as instituições de ensino superior devem colocar a sustentabilidade no centro de seus currículos, preparando os alunos para serem não apenas consumidores de conhecimento, mas também agentes ativos na preservação do planeta.

Da mesma forma, a educação deve ser um vetor de promoção da justiça social. A crescente desigualdade é uma ameaça ao tecido social e à estabilidade global, e as universidades devem educar seus alunos e executivos para entender as raízes dessas desigualdades e trabalhar em direção a soluções que promovam uma distribuição mais equitativa de recursos.

Empatia, respeito e solidariedade são valores que devem ser incutidos desde cedo e reforçados ao longo da vida académica e profissional. Mais do que nunca, as Universidades devem ser espaços onde se cultiva a diversidade, o pensamento crítico e a responsabilidade social.

Investir na educação e, em particular, no ensino universitário é investir num futuro melhor para a humanidade.

Nuno Moreira da Cruz, Dean for Executive Education da CATÓLICA-LISBON