Passar para o conteúdo principal

Prémio Carreira 2016

Luís Amaral distinguido com o Prémio Carreira 2016

 

Luís Amaral

No ano de 2016, o Prémio Carreira foi atribuído a Luís Amaral, antigo aluno de Gestão da CATÓLICA-LISBON, entre 1979 e 1984.

O júri presidido por Leonor Beleza e composto pelo António Murta, Isabel Jonet, Fernando Ulrich e Nuno Garoupa distinguiu Luís Amaral pelo seu notável empreendedorismo numa carreira profissional de grande sucesso.

Luís Amaral iniciou a sua carreira na Unilever, nas funções de Marketing e Vendas, onde esteve até 1989. Posteriormente trabalhou como Administrador no Grupo Entreposto, com pelouros de Marketing, Vendas e Logística da Nissan (1989-1994). Foi country manager de JM na Polónia (1994-1999), onde desenvolveu desde os seus primórdios a Biedronka e Eurocash, atualmente os dois maiores distribuidores alimentares do país. Foi COO e Partner da Antfactory Latin America (2000-2003). Em 2003, organizou o MBO da Eurocash, data a partir da qual se assumiu como CEO e maior acionista da companhia, que registou um aumento significativo do volume de negócios, sendo hoje a 7ª maior empresa polaca em valor de vendas, empregando cerca de 13000 pessoas. É também co-fundador da Fundação Girl Move e do jornal online "Observador".

A atribuição do Prémio Carreira 2016 realizou-se no dia 21 de Junho, no âmbito do dia da CATÓLICA-LISBON e ficou também marcado pela participação do Prof. Doutor Henrique Leitão, que na qualidade de orador principal dirigiu uma conferência com o tema “Podem mesmo os economistas aprender com a História?”.

Luís Amaral foi apresentado logo de seguida pelo seu colega Prof. Doutor João Borges de Assunção. A entrega do prémio foi realizada pela Reitora da UCP, Prof. Doutora Maria da Glória Garcia.

Este dia dedicado à CATÓLICA-LISBON terminou com um animado cocktail e visita à exposição de pintura da pintora e nossa antiga aluna Isabel Mourão, dois momentos de reencontro e convívio entre colegas e amigos da Escola.

ALTA DIGITAL