Nuno Clara, alumnus da CATÓLICA-LISBON, premiado pelo Banco Central Europeu

Sexta, Junho 22, 2018 - 17:57

Nuno Clara, antigo aluno da Licenciatura de Economia e do Mestrado de Finanças da CATÓLICA-LISBON, venceu o prémio 2018 Young economists’ session do Banco Central Europeu.

O Banco Central Europeu (BCE) organiza há cinco anos o Fórum Económico em Sintra, Portugal. Este ano não foi exceção e voltou a realizar-se um concurso para alunos de doutoramento, no qual os estudantes apresentaram um trabalho relacionado com o tema escolhido pelo BCE – Fixação de Preços e de Salários nas Economias Desenvolvidas.

O concurso contou com 11 finalistas, convidados a participar no Fórum Económico, durante o qual os alunos tiveram oportunidade de apresentar os seus papers aos membros do júri, através de cartazes com a informação sintetizada. Após deliberação do júri, foram anunciados dois vencedores, pela primeira vez na história do concurso: Nuno Clara (PhD London Business School) e Mishel Ghassibe (PhD University of Oxford).

Nuno frequentou a Licenciatura de Economia e o Mestrado de Finanças da CATÓLICA-LISBON que, para o antigo aluno, tiveram um forte impacto no seu percurso profissional.

“Os meus estudos na CATÓLICA-LISBON estabeleceram a base para a minha carreira na academia”, destaca o Nuno Clara, que frequenta atualmente o PhD da London Business School.

O paper de Nuno Clara, intitulado de “Demand Elasticities, Nominal Rigidities and Asset Prices”, estuda a relação entre elasticidade da procura, rigidezes nominais e as suas implicações para fundamentos das empresas e preços dos ativos. Num modelo teórico, Nuno mostra que a rigidez nominal aumenta o risco de empresas com maiores elasticidades da procura. Usando dados de “high-frequency” de produtos vendidos na Amazon, Nuno desenvolve um novo método para estimar elasticidades da procura ao nível da empresa. Consistente com o modelo, empresas com maiores elasticidades da procura têm menores “markups” e um prémio de risco de 6.2% face a empresas com menores elasticidades da procura. Nuno mostra ainda que empresas com maiores elasticidades da procura não alteram preços com maior frequência, e que o grau de sincronização de preços entre competidores é baixo.

Consulte o poster e o paper do alumnus Nuno Clara.

Parabéns Nuno Clara!