Press News & Events

Universidade Católica é a melhor portuguesa no ranking mundial

Quarta, Setembro 11, 2019 - 21:47
Publicação
Revista Sábado

Católica entrou na classificação da Times Higher Education no ano passado e "roubou" a liderança à Universidade do Porto este ano. Está situada no grupo das 301-400 classificadas, a melhor classificação de sempre de uma instituição portuguesa neste prestigiado ranking.

Esta entidade foi a única das 13 instituições nacionais que integram este ranking mundial com quase 1.400 universidades a subir na classificação relativamente ao último ano. A Católica, que só entrou neste ranking no ano passado (601-800), surge agora no grupo das classificadas entre a posição 351-400.

Esta é a 16ª edição do ranking desta publicação britânica abrangendo a avaliação de cerca de 5.000 instituições que concorreram com base em 13 indicadores repartidos por eixos que vão desde a qualidade do ensino à reputação da investigação, passando pelas citações em revistas especializadas e a internacionalização.

A partir do 200º lugar, as instituições são apresentadas e blocos, não sendo possível por isso identificar a classificação concreta neste intervalo. 

Entre as portuguesas, a segunda conclusão que se pode retirar é que seis mantiveram a sua classificação e outras tantas caíram na tabela em relação ao último ano.

Em declarações ao Negócios, a reitora da Universidade Católica, Isabel Gil, não escondeu a sua satisfação: "Estamos muito felizes com o reconhecimento do trabalho que a universidade tem vindo a desenvolver para especializar a sua investigação, potenciando as redes internacionais dos seus docentes, posicionando–se ao nível da redes científicas internacionais", começou por reagir a responsável desta instituição. 
Isabel Gil fez questão de destacar que a Católica obteve "a melhor classificação de sempre de uma universidade portuguesa numa altura em quem há um forte crescimento das universidades asiáticas, que têm uma fortíssima capacidade de investimento, investigação e desenvolvimento".

Questionada sobre as razões que levaram à subida na tabela da THE, a reitora da universidade atribuiu ao "impacto internacional da investigação, o indicador mais importante do ranking", e que até nem é fornecido pela própria universidade.

"Não é quantidade do que se produz mas a relevância do que se produz", acrescentou Isabel Gil, referindo-se à investigação que tem vindo a ser desenvolvida em áreas como a gestão e economia, a biotecnologia, microbiologia e economia circular.

Instada a comentar a classificação das instituições portuguesas em termos globais, a reitora defendeu que as "universidades não podem trabalhar para os rankings, porque os resultados são o efeito de estratégias de longa duração". "As instituições portuguesas têm muita qualidade, mas outra coisa é a competitividade internacional", acrescentou.

Oxford lidera pelo quarto ano consecutivo
Em termos globais, o ranking da THE 2020 é liderado pelo quarto ano consecutivo pela Universidade de Oxford. A rival de Cambridge, que no ano passado ocupava a segunda posição, caiu uma posição, tendo sido ultrapassada na classificação pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, instituição que registou a maior subida entre as 10 melhores universidades do mundo. 

As universidades do Reino Unido (três no top 10) e dos Estados Unidos (sete) continuam a dominar este ranking. Se olharmos para o top 20, verifica-se que só há duas instituições não britânica ou norte-americana s: a ETH de Zurique (13ª) e a Universidade de Toronto (18ª).

Ranking das melhores universidades da Times Higher Education (mundiais e portuguesas):

 

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...