Passar para o conteúdo principal

Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos

O grupo de Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos tem estado na vanguarda da produção de conhecimento nos campos da psicologia social e organizacional e da sociologia. 

Desde 2013, investigadores associados a este grupo foram autores de 30 artigos científicos em revistas de topo, incluindo em publicações científicas incluindo o Academy of Management Journal, o Journal of Applied Psychology, Organizational Behavior and Human Decision Processes, o Journal of Business Ethics, o Journal of Experimental Social Psychology ou o Journal of Organizational Behavior. O seu trabalho já foi premiado pela Academy of Management. 

Os membros deste grupo também levam a sério o seu papel no serviço da comunidade académica, tendo trabalhado como revisores e membros de quadros editoriais de algumas das revistas científicas mais importantes em gestão e psicologia. David Patient retirou-se em 2019 da sua posição no Conselho de Governadores da Academy of Management, tendo anteriormente começado um comité internacional para a divisão de Comportamento Organizacional da instituição. 

Os investigadores de Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos da CATÓLICA-LISBON também dão prioridade ao ensino e à disseminação de conhecimento ao público em geral. Não só ensinam em todos os programas desta faculdade como também ensinam nas escolas de Direito e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Como professores de Formação de Executivos, já ensinaram clientes desde a Websummit ao Banco de Portugal, Accenture ou Santander, entre outros. Os seus artigos já foram publicitados ao público em geral através de artigos em meios de comunicação como o Atlantic, New York Times, Le Monde ou Harvard Business Review.  

Principais áreas de investigação

Neste grupo os investigadores focam-se em três temas diferentes mas interligados. 

Na área da Justiça Organizacional, os investigadores estudam como o tempo afeta perceções de justiça, ou como a fonte da justiça pode influenciar as reações a ela. No tema das Equipas, examinam temas como o papel da collective psychological ownership na eficiência das equipas. 

Os membros do grupo também estudam Emoção e Cognição, e como são relevantes para o altruismo, creatividade, ética e performance dos recursos humanos. 

No tema da Mindfulness, o grupo já demonstrou o seu efeito no local de trabalho e estudou a melhor forma de conduzir experiências nesta área. Finalmente, no campo da Psicologia Cultural, os investigadores analisam temas como por exemplo o impacto das relações interculturais no percurso profissional de uma pessoa. 

Membros da equipa

Projetos

Título: The Emergence and Consequences of Collective Psychological Ownership in Teams
Investigador Principal (PI): David Patient
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

ALTA DIGITAL