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Marketing e Comportamento do Consumidor

O grupo de Marketing e Comportamento do Consumidor na CATÓLICA-LISBON é composto por investigadores influentes nos seus campos, cujo trabalho é publicado em revistas mundiais de topo e reconhecido pela sua qualidade. Este grupo, que inclui 10 membros integrados, foca-se em marketing modeling, marketing strategy, e comportamento do consumidor. 

Os membros do grupo de Marketing e Comportamento do Consumidor publicam em revistas científicas de topo incluindo a Management Science, Journal of Consumer Research, Journal of Consumer Psychology, Journal of Marketing Research, a Marketing Science ou o Journal of Marketing. Só desde 2013, este grupo teve mais de 30 artigos publicados por revistas científicas, quase metade em revistas no Top 50 do Financial Times ou qualificadas com 4 ou 4* pela ABS. 

Os investigadores desta área já venceram prémios como o Nicosia Award for Best Competitive Paper na conferência da North American Association for Consumer Research, recebido em 2007 por Rita Coelho do Vale com o seu artigo “Sneaky Small Sins Flying Under the Radar: Package Sizes and Consumption Self-Regulation”, e novamente em 2017 por Daniel Fernandes com o seu “The Mortgage Illusion”, ou prémios como o Literati Network Awards of Excellence, recebido em 2013 por Wilson Bastos pelo artigo “A History of the Concept of Branding: Practice and Theory”.

Os investigadores de Marketing e Comportamento do Consumidor já apresentaram o seu trabalho em mais de 50 conferências internacionais desde 2013, incluindo encontros tão importantes como a Marketing Science Conference, a European Marketing Academy Conference, e a Association of Consumer Research Conference. São revisores para revistas científicas de marketing do topo dos rankings, incluindo o Journal of Consumer Research, o Journal of Product and Brand Management ou o Journal of Retail and Consumer Services.

É no contexto do grupo de Marketing e Comportamento do Consumidor que algumas das instalações de investigação da CATÓLICA-LISBON se têm desenvolvido. Desde 2013, o CUBE tem acolhido o LERNE, o Laboratório de Investigação Experimental em Economia e Gestão, um laboratório para o estudo do comportamento do consumidor e das experiências de compras do consumidor. O LERNE inclui não só um laboratório informático mas também um retail lab que permite simular experiências reais de compras. 

O Painel de Estudos Online (PEO), lançado em 2015, é composto por mais de 15.000 participantes que respondem a estudos em pessoa e online nos campos da Economia e Gestão. 

Este grupo de investigação também tem parcerias de investigação com empresas influentes em Portugal como a Sonae, a Delta, o Grupo Esporão e a Jerónimo Martins. 

Principais áreas de investigação

As principais áreas de estudo para os investigadores deste grupo são Consumer Shopping & Retailing, Consumer Decision-Making, Biases and Emotions, Data, Models and Skills Development. 

Em Consumer Shopping & Retailing, analisam temas incluindo o impacto das marcas privadas na lealdade às lojas, a forma como os consumidores podem esquecer-se do que tencionavam comprar, a evolução do conceito de branding, ou o efeito das normas pessoais nas escolhas alimentares. 

Em Consumer Decision-Making, Biases and Emotions, os especialistas do CUBE fizeram descobertas como que o investimento em experiências resulta em mais felicidade do que investir em objetos, que atingir um objetivo a longo prazo que requeira a inibição de desejos pode ser mais fácil com desvios planeados, e trabalharam em temas com os efeitos da literacia financeira ou o anchor contraction effect

Finalmente, no que toca a Data, Models and Skills Development, os investigadores dedicam-se a temas como os efeitos da perceção de bem-estar financeiro no bem-estar geral. 

Membros da equipa

Projetos

Título: PRIMEMEAL - Using consumer psychology to promote healthier meal choices
Investigador principal: Ana Costa
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) Website: https://sites.google.com/view/primemealproject

Título: E-PRIMEMEAL - Using consumer psychology to promote healthier meal choices through mobile app use
Investigador principal: Ana Costa
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Título: Well-Being & Sustainability: The spillover effect of social corporate responsibility practices on consumers' adoption of sustainable behaviors and on the consumption of sustainable products
Investigador principal: Rita Coelho do Vale
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

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