Fundação Amélia de Mello reforça parceria com Universidade Católica Portuguesa

Terça, Janeiro 9, 2018 - 14:51

A Universidade Católica Portuguesa e a Fundação Amélia de Mello, celebraram ontem, 8 de janeiro, pelas 17h00, no edifício da Reitoria, a assinatura de um protocolo que tem como principal objetivo o reforço do apoio continuado, por parte da Fundação, à formação superior e à educação, ministradas pela UCP, com especial enfoque nas áreas de criação de conhecimento de nível internacional, inovação na sociedade, filantropia de impacto e investimento social.

Esta parceria entre as duas entidades, agora reforçada e em vigor por mais quatro anos, já data de 1967, altura da fundação da Universidade Católica Portuguesa, o que faz da Fundação Amélia de Mello, um dos mais importantes mecenas da UCP, estando presente nos momentos mais marcantes da história da universidade. Desde há já várias décadas que a Fundação, bem como as empresas e famílias a ela ligadas, constituem parceiros constantes no apoio ao desenvolvimento estratégico da UCP, através do apoio inicial e continuado ao desenvolvimento das infraestruturas da Universidade, à formação de um corpo docente próprio através da atribuição de bolsas de doutoramento nas melhores escolas internacionais, à criação de conhecimento através da concessão de bolsas de investigação e do apoio a alunos portugueses carenciados de elevado mérito. Desta forma, a FAM e a UCP estão interessadas em aprofundar a colaboração que vêm mantendo, considerando que a mesma é benéfica para ambas as instituições, na medida em que lhes permite cumprir as respetivas missões e viabilizar a realização de projetos de interesse comum.

De acordo com Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, “o protocolo assinado entre a UCP e a Fundação Amélia de Mello, assenta numa lógica de co-criação de valor e capacitação mútua. Permite alargar uma relação de longa data, adequando-a às novas necessidades de desenvolvimento da UCP e refletindo a vocação de intervenção no campo educacional e de responsabilidade social da Fundação.”

Também Vasco de Mello, Presidente da Fundação Amélia de Mello e Membro do Conselho de Orientação Estratégica da Católica Lisbon School of Business & Economics, considera que “A Fundação Amélia de Mello definiu a Educação como a sua área essencial de apoio à sociedade civil. Neste contexto, merece-nos especial atenção a colaboração com as Instituições de Ensino que pratiquem um ensino de excelência, sendo a Universidade Católica Portuguesa um excelente exemplo. Acreditamos que os apoios que temos concedido não só reforçam e capacitam esta Universidade com um corpo docente de excelência, como também permitem que alunos carenciados e com mérito escolar possam evoluir nos seus estudos e formação”.

Para Nuno Fernandes, Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics, esta parceria reforçada é motivo de grande orgulho, pois não só consolida a história interligada das duas Instituições, como reflete a aposta conjunta na qualificação do nosso País através do desenvolvimento de capital humano de excelência e de conhecimento científico inovador e impactante.

Este novo protocolo, além do apoio através da atribuição de bolsas para alunos de reconhecido mérito académico, sem possibilidades financeiras, para poderem completar as suas licenciaturas, mestrados e/ou doutoramentos em várias Faculdades em Lisboa e no Porto, também prevê, entre outros:

• Patrocinar a realização de algumas conferências integradas no ciclo de Conferências Internacionais “Futuros Globais”, promovido pela UCP por ocasião da celebração dos seus 50 anos, durante os anos de 2017 e 2018;
  • Apoiar a cátedra atribuída ao “Dean” da Católica Lisbon School of Business and Economics, designada “Cátedra Fundação Amélia de Mello”, que potencia a atração e retenção de talento internacional ao mais alto nível;
  • Apoiar a publicação de uma série de trimestral de “Insight Papers”, sobre investigação aplicada em Filantropia e Impacto, Inovação e Empreendedorismo Social;
  • Realizar o Estudo de Impacto da Universidade Católica Portuguesa na Sociedade, desenvolvido no âmbito das comemorações dos 50 anos da UCP.

A Fundação Amélia de Mello foi fundada em 1964 por iniciativa de D. Manuel de Mello, não só em homenagem à sua mulher, mas também como forma de reforçar e dar continuidade, noutra perspetiva, à obra social do Grupo CUF.