Press News & Events

Acordo entre UE e Mercosul melhora PIB português em pelo menos 0,2% - Universidade Católica

Segunda, Novembro 13, 2017 - 13:08
Publicação
Diário de Notícias

A aprovação de um acordo comercial entre a União Europeia e o bloco sul-americano do Mercosul teria um impacto de 0,2% na riqueza portuguesa, segundo um novo estudo realizado pela Universidade Católica Portuguesa.

"Usando a mesma metodologia do estudo da Universidade de Manchester, de 2008, e aplicando o modelo à economia portuguesa, os resultados apontam para um impacto de 0,2% no PIB nacional, à volta de 290 milhões de euros", o dobro da vantagem para a Europa, disse à Lusa o diretor do centro de estudos aplicados da Católica.

Em declarações à Lusa à margem da Segunda Conferência sobre o Acordo União Europeia - Mercosul, que decorre hoje de manhã na Universidade Católica, Ricardo Ferreira Reis explicou que "este será o patamar mínimo de impacto que o acordo poderá ter, uma vez que o estudo é feito sem ter em conta o ajustamento que a economia fará depois da implementação do acordo", o que deverá aumentar o impacto.

Questionado sobre os setores onde o impacto será mais pronunciado, o economista disse que "há um impacto menor, até negativo, na agricultura e produção animal", mas salientou que "o impacto é amplamente positivo na parte das indústrias de fabricação de têxteis e vestuário, e os bens de capital e investimento".

Um acordo entre os dois blocos comerciais, vincou Ricardo Ferreira Reis, "teria um impacto maior e imediato na economia portuguesa precisamente naquilo que tem faltado nos últimos anos, que é o investimento".

Para este economista, "não há praticamente qualquer perda que não possa ser compensada pelas vantagens que o acordo traz, que é amplamente positivo para Portugal".

As negociações de comércio livre entre a União Europeia e o Mercado Comum do Sul (Mercosul) iniciaram-se em 1999, tendo conhecido um novo impulso no ano passado, com a troca de ofertas de acesso ao mercado, em maio, e com uma primeira ronda negocial em Bruxelas, em outubro.

Em dezembro, os negociadores reúnem-se novamente em Buenos Aires para tentarem alcançar um acordo.

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...