Nuno Domingues
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ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Este módulo visa desenvolver competências de gestão estratégica nos participantes, através da apresentação das melhores práticas internacionais, bem como aplicar as ferramentas de gestão das organizações e da estratégia a casos de estudo de empresas de países em vias de desenvolvimento. Pretende ainda permitir que, através do pensamento estratégico e do conhecimento das diversas ferramentas teóricas do domínio da estratégia, os participantes consigam melhor entender as questões mais relevantes do contexto e da empresa nos processos de tomada de decisão das acções, necessárias ao desenvolvimento de vantagens competitivas. DOCENTE > Nuno Cardeal |
ECONOMIA PARA GESTORES Uma boa compreensão da realidade económica em que as empresas se enquadram é essencial para qualquer gestor, e tanto mais importante quanto maior o nível de responsabilidade. A performance das empresas é muito condicionada pela situação da economia e a política económica determina, em grande medida, o cenário com que cada gestor tem de contar. Torna-se por isso fundamental uma compreensão adequada dos principais conceitos macroeconómicos que permitem descrever a situação conjuntural, dos instrumentos fundamentais da política económica, e dos mecanismos chave que permitem prever a evolução económica no curto e longo prazo. DOCENTE > Fernando Pacheco |
MARKETING E CRIAÇÃO DE VALOR Pretende-se que no final do módulo os participantes sejam capazes de reunir competências que lhes permitam: conhecer os clientes, como se comportam, como reagem à estratégia da empresa e de que necessitam na realidade; Fundamentalmente, que saibam identificar os principais factores-chave de compra, bem como os parâmetros que potenciam a qualidade percebida da relação com a empresa e que são o garante da sua continuidade e incremento de valor; apreender a importância de determinadas variáveis como a taxa de fidelização, o tempo de vida útil, a quota de mercado e o grau de penetração no mercado, que fornecem uma informação mais quantitativa, e associá-la ao perfil qualitativo dos clientes, de forma a optimizar o seu relacionamento; sensibilizar o participante para a importância estratégica da marca no marketing e para as suas especificidades; fornecer as competências e ferramentas necessárias para que o participante estabeleça a ponte entre a estratégia e a comunicação, através de métricas de gestão. DOCENTE > Pedro Celeste |
GESTÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO Ao contrário daquilo que muita gente pensa, o conflito não é algo eminentemente negativo que deva ser evitado a todo o custo. Pelo contrário, é algo natural e inevitável em qualquer organização. Apresenta um lado negativo que pode resultar em ressentimentos, tensão, ansiedade e desconfiança, mas também apresenta um lado positivo que pode resultar em aumento da produtividade, maior sensibilidade aos interesses da outra parte e melhor comunicação. Tudo depende da forma como gerimos o conflito e, em última análise, da nossa atitude perante o mesmo. Será que vamos usar o poder, acabando em confrontos pouco agradáveis? Ou será que vamos exigir os nossos direitos, resultando em vencedores e vencidos? Ou será que vamos negociar uma solução baseada nos interesses das várias partes envolvidas, podendo assim ter apenas vencedores? Estas e outras questões serão discutidas neste módulo. DOCENTE > João Matos |
CONTABILIDADE E ANÁLISE FINANCEIRA O objectivo deste módulo é transmitir os conceitos básicos associados à análise financeira, de forma a que os participantes tenham capacidade para interpretar as demonstrações financeiras das empresas. A análise económica e financeira das demonstrações financeiras será completada com a análise de rácios (liquidez, financiamento, funcionamento e rentabilidade), sendo explicitada a relação entre os diversos rácios e a decomposição dos mesmos. Será feita a análise de questões como o ponto morto das vendas, que apesar de complementares à análise económica e financeira, têm um impacto determinante na situação económica das empresas. Dada a actualidade do tema irá ser também focada a questão do rating. Todos os assuntos serão apresentados com recurso a exemplos e exercícios. DOCENTE > José Tudela Martins |
PERFORMANCE E CONTROLO DE GESTÃO A competitividade que hoje caracteriza o ambiente em que as empresas e outras instituições operam, obriga os seus responsáveis a gerir com rigor para alcançar êxito. Um dos principais obstáculos evidenciados no quadro da economia global consiste na inadequação, insuficiência e ineficácia dos seus modelos de Controlo de Gestão e Avaliação de Performance. Este módulo visa contribuir para a mudança deste estado de coisas, conferindo aos participantes uma sensibilidade acrescida para a importância da Performance e Controlo de Gestão no sucesso da organização moderna, num enquadramento caracterizado pela mudança acelerada. DOCENTE > Paulo Modesto Pardal |
ANÁLISE DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO Em mercados competitivos as decisões de investimento revestem-se da maior importância, pois delas depende o valor das empresas e a sua sustentabilidade. Neste módulo apresentam-se os instrumentos fundamentais para identificar as variáveis relevantes e calcular os indicadores que permitem fundamentar uma decisão de investimento num projecto. São revistos os conceitos contabilísticos e de cálculo financeiro associados a projetos, e discutidos os principais indicadores para análise financeira de projectos e dos respectivos referenciais. Finalmente, é analisado o impacto do enquadramento fiscal e do modelo de financiamento. DOCENTE > José Filipe Rafael |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O sucesso das organizações está directamente relacionado com a capacidade de se definir objectivos ambiciosos e realistas, manter as actividades centradas nas metas principais e gerir a performance dos colaboradores numa perspectiva de excelência. Este módulo aborda a disciplina de gestão de Recursos Humanos como uma peça-chave da gestão empresarial, colocando-se especial ênfase no papel das chefias, a quem compete acompanhar os colaboradores dando-lhes feedback regular, apoio à melhoria contínua e reconhecimento pelo sucesso. DOCENTE > Ricardo Fortes da Costa |
LIDERANÇA E COORDENAÇÃO DE EQUIPAS Os Recursos Humanos são hoje considerados não só o principal factor para uma vantagem competitiva sustentada, como o recurso crítico quando se trata de melhorar a capacidade de resposta às ameaças e oportunidades do meio. Por outras palavras, o marketing externo tem que estar apoiado num marketing interno capaz de mobilizar as competências dos indivíduos e dos grupos, criando as condições de sucesso na resposta ao mercado. Com este objectivo, revestem-se de especial importância, designadamente na formação geral dos Gestores, as questões relacionadas com a comunicação, a motivação e a automotivação, a liderança, o trabalho por objectivos, a avaliação de resultados e a gestão de equipas. DOCENTE > Luís Caeiro |
RESOLVER PROBLEMAS E TOMAR DECISÕES É frequente que os decisores escolham soluções satisfatórias, e não soluções óptimas, na resolução dos problemas. Esta margem de melhoria na tomada de decisão individual é explicada por diversos factores, em que se incluem o tipo e qualidade da informação recolhida, variáveis individuais que podem levar a uma análise demasiado superficial ou demorada dos problemas, e ainda factores do contexto. A tomada de decisão em grupo pode igualmente constituir um desafio, pela falta de rigor e pelo enviesamento que a discussão das situações em grupo pode gerar no entendimento das mesmas. Um bom processo de tomada de decisão pressupõe:
É também importante identificar as situações em que pode ser vantajoso recorrer a técnicas criativas para solucionar problemas emergentes, e aplicar adequadamente os princípios da criatividade em grupo. DOCENTE > Teresa Oliveira |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO As tecnologias de informação adquiriram, nos últimos anos, um papel central na forma como as organizações operam, na eficiência dessas operações e na gestão integrada de ambos. Desde a simples evolução das operações, com objetivos de eficiência e redução de custos, até às mudanças mais profundas do funcionamento das organizações, onde se pensam os novos cenários estratégicos, tudo assenta no bom uso das tecnologias da informação. Torna-se portanto fundamental a compreensão das soluções de gestão de informação possíveis, com base na inovação tecnológica, bem como o seu impacto estratégico, tendo consciência de que a gestão da informação é sempre realizada pelas pessoas. Além disso, a mudança feita das necessidades dos diferentes gestores tem de ser coordenada por forma a adequar a gestão deste recurso escasso às necessidades da organização, de acordo com as suas prioridades estratégicas. DOCENTE > Paulo Cardoso do Amaral |