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Aprender a gerir a marca pessoal

Quarta, Outubro 4, 2017 - 01:00
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Começa já no final deste mês, a primeira edição do Programa "Personal Branding: Estratégia e Gestão da Marca Pessoal, uma iniciativa da Católica Lisbon School of Business and Economics. Isabel Viegas, docente e coordenadora do programa, explica como está estruturado e as mais-valias que traz aos profissionais que queiram maximizar a sua "marca" pessoal.

Sendo responsável, juntamente com Joana Santos Silva, pela coordenação do novo programa "Personal Branding: Estratégia e Gestão da Marca Pessoal" da CATÓLICA-LISBON, qual é a grande inovação deste curso?
O Programa junta dois "ingredientes" que consideramos fundamentais trabalhar, quando falamos em construir e gerir uma marca pessoal: uma componente comportamental, onde trabalhamos temas como assumir o controlo da nossa carreira profissional, como fazer escolhas profissionais, como ganhar impacto nas organizações, como garantir uma forte rede de contactos. Depois, numa segunda componente, e com base no que se trabalhou na primeira fase do programa, trabalhamos como criar e gerir então a nossa marca, dando atenção aos elementos chave para a construção de uma marca pessoal. O que consideramos, de facto, inovador é trabalhar num único programa estes dois alicerces: como tomar a rédea da gestão da nossa carreira e como construir a nossa "marca pessoal".

A quem se dirige este programa e quais os objetivos?
O Programa dirige-se a qualquer profissional que esteja numa fase em que faça sentido pensar a sua carreira e que queira aprender a tirar o melhor partido das suas fortalezas enquanto profissional. E este "momento" pode surgir em qualquer idade ou estádio do nosso desenvolvimento. Os gestores têm consciência da sua existência enquanto marca? Eu diria que não. Todos sabemos que temos áreas fortes, áreas onde somos menos performantes, mas não trabalhamos estes temas de modo consistente e tirando partido do que hoje se sabe sobre como construir e gerir uma marca. E o interessante é tomar consciência de que eu posso aumentar o meu valor no mercado se me assumir como um asset que tem de ser gerido.

Na sua opinião, qual a noção de marca pessoal que os empreendedores portugueses têm?
A minha experiência diz-me que os empreendedores trabalham bem os temas das marcas enquanto ligadas aos produtos ou serviços que colocam no mercado. Existe um espaço imenso para explorar no que diz respeito ao olhar não só para os serviços ou produtos que vendo, mas para mim enquanto profissional com uma reputação, um portefólio de experiências acumuladas, etc. E este é um caminho que pode ter um enorme valor acrescentado.

De que forma a noção de marca pessoal contribui para o sucesso profissional e pessoal?
Ter uma marca pessoal permite acima de tudo que seja eu a gerir e a "manipular" a minha imagem no mercado, em vez de serem outros a dizer "quem eu sou". Ter uma marca pessoal obriga-me a ter um foco nas minhas fortalezas e a otimizar ao máximo aquilo em que eu sou bom. E como qualquer negócio, permite que eu use todos os instrumentos ao serviço da gestão para tirar o maior valor da minha marca (marketing, indicadores de performance, resultados, etc)

Quanto vale a "marca" de um gestor?
Todos sabemos quanto vale um jogador de futebol. E olhamos para estes profissionais como geradores de valor, com um ROI claro. Um dia olharemos para os gestores (e outros profissionais) como olhamos hoje para os jogadores de futebol.

Qual a grande lacuna que existe no nível da formação dos empreendedores?
A situação em Portugal é muito diversa: temos empreendedores muitissimo bem formados e outros que se lançam no mundo dos negócios sem os alicerces e os basics da gestão. Mas se me pedisse para, em geral, dizer qual a competência que está menos desenvolvida nos gestores, eu diria que a liderança de pessoas. Perde-se imenso talento e energia nas organizações por termos lideranças deficientes e não preparadas.

O que podem esperar os gestores que frequentem o Programa "Personal Branding", que coordena?
Cada participante deverá, após a frequência do Programa, saber valorar a sua marca pessoal, saber como a colocar no mercado e fazê-la crescer. O nosso propósito é proporcionar um tempo e um espaço aos participantes para que trabalhem o modo como olham para si próprios, enquanto profissionais, e tirem disso o melhor partido.

Isabel Viegas, Teaching Assistant at Católica Lisbon School of Business and Economics

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