Press News & Events

Cento e cinquenta caloiros apanham batata em praxe solidária na Golegã

Quarta, Setembro 6, 2017 - 16:32
Publicação
Dinheiro Vivo

Cerca de 150 caloiros da Catolica-Lisbon participam na quarta-feira, nos campos agrícolas da Golegã, num "dia solidário", alternativa às praxes tradicionais, apanhando batata que ficou nos campos depois da colheita e que se destina aos Bancos Alimentares da região.

Visando a integração dos novos alunos das licenciaturas em Economia e Gestão no ambiente académico, e fomentando o espírito solidário, a iniciativa de combate ao desperdício nacional visa este ano, na terceira edição, ultrapassar as mais de 2,5 toneladas de restolho reunidas em 2016 na instituição de ensino, refere uma nota da Católica Lisbon School of Business & Economics.

O projeto “Restolho”, com o mote “uma segunda colheita para que nada se perca”, nasceu em 2013, numa parceria entre as organizações de agricultores do norte do Vale do Tejo AGROTEJO e AGROMAIS, com sede na Golegã, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e a associação ENTRAJUDA.

Nas várias campanhas já realizadas em diferentes locais, foi possível reaproveitar 70 toneladas de produtos agrícolas que, de outra forma, seriam desperdiçados.

Estima-se que Portugal perca anualmente cerca de um milhão de toneladas de alimentos produzidos para consumo humano, sublinha a nota.

Segundo a Católica, esta “praxe alternativa” vem “responder a uma tendência nacional e internacional e que passa pela vontade dos jovens em participar cada vez mais em ações de responsabilidade social”.

A universidade cita dados do Global Entrepreneurship Monitor de 2016, o maior inquérito mundial na área do empreendedorismo, segundo os quais 3,2% da população portuguesa em idade ativa está a lançar organizações de missão social.

“São 160.000 pessoas que estão a procurar empreender para criar um mundo melhor. A maioria destes 160.000 potenciais empreendedores sociais são jovens que procuram desenvolver uma carreira que alie a sustentabilidade económica a uma vida com significado e impacto ao serviço da sociedade”, acrescenta.

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...