Passar para o conteúdo principal

Investigação na CATÓLICA-LISBON (CUBE)

A Unidade de Investigação em Economia e Gestão da CATÓLICA-LISBON é o CUBE, criado em 1997. 

Nas avaliações periódicas dos painéis de peritos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o CUBE tem sempre recebido a nota mais alta, Excelente. Na avaliação mais recente, em 2014, o CUBE obteve a nota mais elevada de entre as unidades de investigação de Ciências Sociais em Portugal: 24,5 em 25. 

Investigadores no CUBE

O CUBE tem mais de 50 membros doutorados, a maioria deles membros do corpo docente da CATÓLICA-LISBON, a estudar as principais áreas da Economia e Gestão. 

Desde 2004, a unidade de investigação tem contratado ativamente doutorados recém-formados de universidades de topo na Europa e na América do Norte para posições em modelo tenure-track. A escola entrevista candidatos todos os anos em conferências internacionais incluindo as da Academy of Management, American Marketing Association, American Economic Association, entre outras. 

A unidade inclui investigadores com doutoramentos de instituições como MIT, Columbia, INSEAD, Northwestern, Washington University St. Louis, Bocconi University, University of British Columbia, IESE, École Polytechnique Paris, Tilburg University, RSM Erasmus, London School of Economics, Carnegie Mellon, Stanford University, Cass Business School, and Yale University. Os nossos investigadores vêm de países diversos incluindo a Itália, o Brasil, a Alemanha, o Egito, o Canadá, a Turquia, a Colômbia, a China, a França e a Austrália. 

Research excellence

O CUBE pretende alojar investigação de vanguarda que tenha impacto na sociedade e que seja publicada em revistas científicas com revisão por pares de alto nível. No ciclo de financiamento de 2013-2017, membros do CUBE foram autores de 139 artigos em revistas científicas internacionais, incluindo 46 artigos em revistas da lista FT 50 e 28 em revistas com classificação 4* na lista da ABS, além de terem apresentado mais de 370 artigos em conferências internacionais. 

Os investigadores do CUBE publicam e colaboram com os quadros editoriais das principais revistas científicas das suas áreas, colocam-se em posições de liderança nas comunidades académicas, e dedicam-se a projetos de investigação aplicada. 

O Centro de Estudos Aplicados (CEA) é a unidade de consultoria da CATÓLICA-LISBON na qual vários investigadores do CUBE participam. O CEA fornece serviços de consultoria nas áreas da economia e gestão a instituições privadas, públicas e sociais, inclusive através do Católica Lisbon Forecasting Lab | NECEP e da unidade de Estudos Customizados

O CUBE também organiza uma dinâmica série de seminários de investigação e recebe workshops e conferências académicas. 

Financiamento

O diretor do CUBE, o seu Conselho Científico, Conselho Consultor Externo e equipa de gestão trabalham em conjunto para obter e alocar estrategicamente recursos de investigação. A investigação do CUBE é financiada pela FCT, por projectos europeus, por outras agências de financiamento externas, por fundações público-privadas e por empresas. 

Áreas Científicas

O trabalho dos nossos docentes e investigadores organiza-se em diferentes áreas. Há oito áreas científicas diferentes na CATÓLICA-LISBON, cada uma focada na produção e disseminação e conhecimento original e com impacto nos seus campos. Saiba mais sobre as equipas e focos de cada uma destas áreas aqui:

- Ética e Empresas Sociais;
- Finanças e Contabilidade;
- Marketing e Comportamento do Consumidor;
- Gestão de Operações e de Informação e Análise de Big Data;
- Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos;
- Estratégia, Empreendedorismo e Inovação;
- Macroeconomia e Política Económica;
- Teoria e Aplicações em Microeconomia.

ALTA DIGITAL