Gestão Estratégica e Criação de Valor (GE)

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt

Tel: (+351) 217 214 220

11ª edição: início a 23 de outubro de 2018

Calendário: download aqui

Horário: 3ª e 5ª feiras, 14h30-18h30

Duração do programa: 48 horas

candidaturas a decorrer

A criação de valor constitui o objetivo fulcral da Gestão. Os caminhos para a sua obtenção, maravilhando acionistas e satisfazendo clientes, fornecedores, colaboradores e demais stakeholders, revelam-se cada vez mais complexos e difíceis. Compete à gestão estratégica a definição desses caminhos para a criação de valor.

O GE é um programa com um formato inovador (ver Metodologia) que sintetiza o state-of-the-art da gestão estratégica, sendo baseado nos modelos e técnicas validados pela melhor investigação científica internacional (sem perder tempo com modas ou mitos) e, por outro lado, totalmente empenhado na aplicação prática e concreta dessas sólidas bases conceptuais. Grandes desenvolvimentos teóricos ocorreram nos últimos anos no domínio da Gestão Estratégica, tornando muitos modelos e frameworks tradicionais incompletos, senão mesmo obsoletos. O GE incorpora esses avanços notáveis da ciência. E fá-lo de modo verdadeiramente prático, demonstrando, sessão a sessão, as implicações concretas de tais avanços através da discussão de casos empresariais notáveis e treinando os Participantes na aplicação dos conhecimentos adquiridos através de um sofisticado simulador de criação de valor.

Assim, beneficiando de um capital de experiência e de sucesso acumulado num elevado número de programas para Executivos, o GE proporciona, aula a aula, modelo a modelo, caso a caso, uma experiência única e inolvidável de aprendizagem dos novos caminhos da Gestão e da Estratégia, desde a determinação da orientação geral futura da Empresa à determinação do contributo de cada área funcional da Gestão para a criação de valor. Tal experiência é vivida, em todas as sessões, de forma simultaneamente profissional e divertida.

Principais Benefícios

• Desenvolver a capacidade de formulação de estratégias competitivas orientadas para a criação de valor;
  • Intensificar a capacidade de integração de diversas áreas funcionais da Gestão;
  • Experienciar metodologias com forte orientação prática, que permitirão consolidar as capacidades de persuasão e de trabalho em equipa;
  • O coordenador deste curso é autor de um paper sobre dynamic capabilities, que no final de 2017 figurava no top 10 dos artigos científicos de Estratégia mais citados e publicados desde 2010 em todo o mundo.

Metodologia

O programa Gestão Estratégica e Criação de Valor visa desenvolver capacidades avançadas de criação de valor através de um formato totalmente inovador, intercalando sessões de tipo tradicional (exposição teórica, exercícios de aplicação, estudo de casos) com sessões envolvendo um sofisticado simulador de criação de valor (permitindo aos participantes a oportunidade imediata de aplicação dos conhecimentos adquiridos). O desejável equilíbrio entre teoria e prática é assegurado pela afetação de cerca de metade da duração do programa às actividades de treino desenvolvidas com o simulador, permitindo-se, assim, aos Participantes a consolidação das competências de forma sólida e (como tem sido sempre referido nas edições passadas) divertida. Todos os casos utilizados são relativos a empresas de cada notoriedade internacional e de enorme relevância atual, incluindo situações de sucesso e de fracasso.

O State-of-the-Art da Gestão Estratégica

Clara Braga de Costa

Administradora, Inovcapital
Gestão Estratégica e Criação de Valor
"Definitivamente um 'bom investimento'."