Programa Integrado de Gestão para Nutricionistas (GESNUTRI)

Andreia Hidalgo

E-mail: andreia.hidalgo@ucp.pt

2ª edição: início a 19 de janeiro de 2018

Calendário: brevemente disponível

Horário: 6ª feiras, 18-21h30 e sábados, 9h30-13h

Duração do programa: 59,5 horas

CANDIDATURAS A DECORRER

A profissão de Nutricionista, apesar de ainda serem bastante jovens, têm dado largos passos para o seu amadurecimento. Tratam-se de profissões muito acreditada socialmente, o que de resto, se tem vindo a refletir na sua presença em muitos órgãos de decisão e consulta, nomeadamente nas áreas da Saúde, da Educação e da Segurança Alimentar, como sejam, a Organização Mundial de Saúde, a Direção Geral da Saúde, o Ministério da Educação, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

É de realçar, por exemplo, o papel destes profissionais na Indústria Alimentar. Com a sua crescente responsabilidade social em disponibilizar escolhas alimentares mais equilibradas e desenvolver produtos mais saudáveis, vemos o papel preponderante que os nutricionistas, enquanto profissionais de saúde, podem assumir e têm vindo a fazê-lo cada vez mais. Também a consulta de Nutrição em Clínicas privadas, bem como hospitais, tem sofrido um crescimento exponencial, com estes profissionais a assumirem o papel de consultores face às preocupações cada vez maiores de saúde. A preocupação das empresas de Restauração Coletiva e Pública em assegurar refeições de
qualidade, com a preocupação primordial nos dias de hoje, que com a segurança alimentar faz com que, também aqui, que a intervenção deste profissional seja fundamental. De referir, finalmente, o papel do Nutricionista nas Autarquias, uma necessidade surgida da passagem para as autarquias da responsabilidade pelas refeições servidas nas escolas da rede pública, a par da responsabilidade das Autarquias na Saúde dos seus munícipes, colocando estes profissionais num posição impar para promover hábitos saudáveis a nível local.

Na linha da contínua inovação que tem pautado a atuação da CATÓLICA-LISBON na formação de executivos, nomeadamente na área da Saúde, surge assim o Programa Integrado de Gestão para Nutricionistas – GESNUTRI. O curso visa assegurar aos nutricionistas uma formação consistente e de grande qualidade em gestão, que potencie as respetivas carreiras e a capacidade de criarem valor na organização. Abrange um conjunto de áreas fundamentais, concretamente Economia e Estratégia, Marketing, Liderança e Comportamento Organizacional, Finanças.

Reconhecendo a importância de uma sólida formação em gestão para o desempenho da profissão, a Ordem dos Nutricionistas associa-se a esta iniciativa como entidade parceira.

Destinatários

• Nutricionistas

Principais Benefícios

Dotar os Nutricionistas de uma sólida componente de gestão na sua formação, que lhes permita fazer face às novas exigências profissionais.

Em parceria com:

Com o patrocínio:

Sónia Mendes

Diretora Coordenadora da Qualidade, Ambiente e Segurança
Trivalor (SGPS)
Programa Integrado de Gestão para Nutricionistas e Dietistas
"(...) permitirá formar os nossos quadros técnicos em áreas chave, importantes para a gestão de equipas de sucesso e prestação de serviços de excelência (...)".