Skip to main content

Digital Business Acceleration: Da Estratégia à Implementação

Contacts

Executive Education - Open Programs

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt

Phone: (+351) 217 214 220

 

 

More Information

1ª edição: início a 28 de janeiro de 2019

Horário: Seg. e Qua. 17h30 – 21h

Duração: 57 horas

 

Program Description

Um dos grandes desafios das empresas da era digital, sejam start-ups, empresas criadas nesta década, ou empresas do século passado com processos de transformação digital bem sucedidos, é como conseguir lidar com um vasto conjunto de iniciativas digitais originárias em muitas áreas diferentes, de modo a conseguir “entregar” os projectos ao ritmo esperado, com a qualidade necessária, cumprindo a legislação existente e dentro do custo previsto.

Os métodos clássicos associados a abordagens waterfall, em que se esperava que fosse possível ter uma especificação rigorosa no início do desenvolvimento, não são de todo aplicáveis num mundo em que as soluções são custom-centered, orientadas a criar experiências de utilização competitivas. Ainda menos o são quando, em vez de produtos, se pretende desenvolver novos serviços digitais, requerendo a combinação de uma interface excelente com um conjunto de processos de back-office, de cujo bom desempenho fica a depender a experiência de utilizador final. A ponte entre o “negócio” e as equipas de desenvolvimento é cada vez mais dificil de estabelecer e frequentemente responsável por atrasos, atritos e no final resultados abaixo do desejado.

Adicionalmente, a utilização das novas tecnologias de inteligência artificial e big data origina novos problemas, nomeadamente no mundo da ética e dos direitos das pessoas, até agora inexistentes. A única forma de lidar com estas exigências é incluí-las no design desde o primeiro momento.

Olhando para as empresas lideres digitais, constata-se que fazem uso de competências que não faziam parte dos curricula até agora. Do design thinking à gestão de projecto Agile, do service design and prototyping ou strategic cost management, são disciplinas que emergiram e se consolidaram nos últimos anos, e são ferramentas indispensáveis neste novo mundo.

O Programa Digital Acceleration tem por objectivo dotar os participantes dos conhecimentos essenciais nestas novas áreas, capacitando-os para liderar desenvolvimento de novos produtos e serviços, ao longo de todo o ciclo de vida (from cradle to grave), introduzindo no momento certo a análise económica estratégica, de modo a tomar decisões informadas e sustentadas. Trata-se de um programa experiencial, em que os participantes são convidados a concretizar um projecto concreto, utilizando as ferramentas e métodos apresentados, até chegar a um protótipo real.

Organização do Programa

O programa é estruturado de modo a ter uma sequência de módulos que acompanha o desenvolvimento do Projecto, permitindo assim um entrusamento completo entre a prática e a teoria. Os momentos essenciais do método são vividos em aulas práticas, para geração de insigths, descoberta de soluções e teste dos protótipos.

Cada equipa tem um Coach que acompanha o projecto ao longo do tempo do Programa, até ao resultado final.

O Programa pressupõe que os participantes já têm ideias consolidadas de Digital Transformation e/ou de Design Thinking, conhecendo a linguagem e as ferramentas essenciais.


Principais Benefícios

O âmbito alargado do programa permite desenvolver gestores capazes de desempenhar o papel de líderes digitais que terão um impacto profundo na execução da estratégia das organizações. Mais concretamente o Programa permite:

  • Capacitar na utilização de ferramentas avançadas de Design Thinking, como Empathy Maps, Jobs to Be Done, etc.;
  • Apreender os aspectos culturais do Agile Project Management, conhecer as ferramentas disponíveis e experienciar a sua utilização;
  • Capacitar para a aplicação de Service Design a problemas concretos, percorrendo o caminho até chegar aos Service Blueprints;
  • Capacitar para o desenvolvimento rápido de protótipos, quer de baixa fidelidade em suportes físicos, quer digitais;
  • Aprender a fazer scale-up de um novo produto ou serviço digital;
  • Tomar conhecimento das novas ferramentas de eBusiness, nomeadamente pagamentos e “social tools”;
  • Possibilidade de analisar e validar casos concretos com um corpo docente de académicos e especialistas nos temas relacionados com Digital Business.